quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Para uma criança aprender a ler e a escrever, precisa construir conhecimentos de natureza conceitual e desenvolver certas funções neurológicas como coordenação motora, coordenação viso-motora, orientação espaço-temporal, esquema corporal e discriminação visual e auditiva.

Para uma criança com necessidades educativas especiais tudo isto ganha o dobro do sentido, quando existem dificuldades de aprendizagem, o que não significa que tenham um baixo ou alto QI, significa apenas que a criança está a trabalhar abaixo da sua capacidade devido a um factor com dificuldade, em areas como por exemplo o processamento visual ou auditivo. As dificuldades de aprendizagem normalmente são identificadas na fase de escolarização, por profissionais como psicólogos e psicopedagogos, através de avaliações específicas de inteligência, conteúdos e processos de aprendizagem.



Existem vários kits de jogos que nos ajudam nesta missão que têm como objectivo a concentração da atenção, a capacidade de memorizar, de classificar, de analisar, de ordenar, de compor e decompor e de resolver problemas que visam desenvolver por meio de jogos e atividades lúdicas pois os desafios neles propostos despertam o interesse pela leitura e proporcionam oportunidade de exercício.

Como eu não tinha nenhum desses kits, usei sobretudo o meu conhecimento e facilidade para o bricolage, artes plásticas e desenvolvi o trabalho juntamente com as crianças.

O ideal seria: ter um jogo de classificação de figuras


um jogo de sequências lógicas


peças com o alfabeto



um jogo de gramática


um dominó de semelhanças


um jogo de lições de moral que são pequenas historias com vários fins para a crianças responder. Consoante a sua resposta fazemos uma análise da sua capacidade de entender as várias situiçoes do quotidiano.

No próximo post explico como trabalhei pelos meus próprios meios.

Bom meio de semana!

5 comentários:

  1. Tás a falar na generalidade bem. A aquisição da linguagem começa no primeiro dia de vida. Logo de inicio é relevante falar em "maternalês" mas usando as palavras correctas falando com o bebé, fazendo questões e logo de seguida respondendo a essas mesmas questões para a criança começar a criar padrões.
    Esses jogos são optimos quer para motivar quer para, pelo menos para os pais, poderem observar o desenvolvimento dos filhos, e se detectarem algo de anormal, consultar um tecnico especializado.
    A linguagem só é adquirida num formato normal até aos 6 anos de idade. Se há algo de errado no desenvolvimento, não se pode adiar!

    Esquece o " ah ele depois recupera na escola com os outros meninos... "

    ResponderEliminar
  2. Este assunto interessa-me muito... pegando no teu texto, será que "As dificuldades de aprendizagem normalmente (SÓ) são identificadas na fase de escolarização"... antes não há aprendizagens? E no jardim-de-infância? E na pré-escola? Aos seis anos não será tarde para corrigir eventuais atrasos no desenvolvimento cognitivo da criança?
    Explica melhor, por favor.

    ResponderEliminar
  3. Ainda sobre a linguagem, na tua area pode ser engraçado e produtivo usares o manual " Avaliação de Liguagem Oral" da Inês Sim-Sim. Faz uma avaliação sobre a situação da linguagem em crianças dos 4 aos 9 anos. É bastante simples e permite trabalhar competencias.

    Se tivesse no teu caso, possivelmente faria a todas as crianças e mais tarde faria um artigo... Sendo que aqui se calhar estou a fugir da tua area e a saltar para a minha :p

    ResponderEliminar
  4. Fiz um trabalho, na altura para a faculdade sobre o desenvolvimento da lnguagem a uma criança durante dois anos. Tenho até filmado..
    Mas no meu caso, as minhas crianças, no momentos têm 1 ano.. a maioria ainda nao fala :)


    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Há várias aprendizagens: a nivel motor, de coordenação, de aquisião de marcha, motricidade fina, etc, e a nível cognitivo, pode ser de linguagem e isto a nível de creche. A nível pré-escolar, a partir dos 3 anos existem outras aprendizagens que os pais e educadores acabam por identificar: Disfasias, dislexias, discalculias, noções espaço-temporais, sensitivas,etc..


    Não é tarde para iniciar uma intervenção psicologica ou psicopedagogica, no entanto, o diagnóstico é mais dificil de ser feito quando a criança ainda está a adquirir competências.

    Beijos

    ResponderEliminar