Para uma criança aprender a ler e a escrever, precisa construir conhecimentos de natureza conceitual e desenvolver certas funções neurológicas como coordenação motora, coordenação viso-motora, orientação espaço-temporal, esquema corporal e discriminação visual e auditiva.
Para uma criança com necessidades educativas especiais tudo isto ganha o dobro do sentido, quando existem dificuldades de aprendizagem, o que não significa que tenham um baixo ou alto QI, significa apenas que a criança está a trabalhar abaixo da sua capacidade devido a um factor com dificuldade, em areas como por exemplo o processamento visual ou auditivo. As dificuldades de aprendizagem normalmente são identificadas na fase de escolarização, por profissionais como psicólogos e psicopedagogos, através de avaliações específicas de inteligência, conteúdos e processos de aprendizagem.
Existem vários kits de jogos que nos ajudam nesta missão que têm como objectivo a concentração da atenção, a capacidade de memorizar, de classificar, de analisar, de ordenar, de compor e decompor e de resolver problemas que visam desenvolver por meio de jogos e atividades lúdicas pois os desafios neles propostos despertam o interesse pela leitura e proporcionam oportunidade de exercício.
Como eu não tinha nenhum desses kits, usei sobretudo o meu conhecimento e facilidade para o bricolage, artes plásticas e desenvolvi o trabalho juntamente com as crianças.
O ideal seria: ter um jogo de classificação de figuras
um jogo de sequências lógicas
peças com o alfabeto
um jogo de gramática
um dominó de semelhanças
um jogo de lições de moral que são pequenas historias com vários fins para a crianças responder. Consoante a sua resposta fazemos uma análise da sua capacidade de entender as várias situiçoes do quotidiano.
No próximo post explico como trabalhei pelos meus próprios meios.
Bom meio de semana!
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
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Tás a falar na generalidade bem. A aquisição da linguagem começa no primeiro dia de vida. Logo de inicio é relevante falar em "maternalês" mas usando as palavras correctas falando com o bebé, fazendo questões e logo de seguida respondendo a essas mesmas questões para a criança começar a criar padrões.
ResponderEliminarEsses jogos são optimos quer para motivar quer para, pelo menos para os pais, poderem observar o desenvolvimento dos filhos, e se detectarem algo de anormal, consultar um tecnico especializado.
A linguagem só é adquirida num formato normal até aos 6 anos de idade. Se há algo de errado no desenvolvimento, não se pode adiar!
Esquece o " ah ele depois recupera na escola com os outros meninos... "
Este assunto interessa-me muito... pegando no teu texto, será que "As dificuldades de aprendizagem normalmente (SÓ) são identificadas na fase de escolarização"... antes não há aprendizagens? E no jardim-de-infância? E na pré-escola? Aos seis anos não será tarde para corrigir eventuais atrasos no desenvolvimento cognitivo da criança?
ResponderEliminarExplica melhor, por favor.
Ainda sobre a linguagem, na tua area pode ser engraçado e produtivo usares o manual " Avaliação de Liguagem Oral" da Inês Sim-Sim. Faz uma avaliação sobre a situação da linguagem em crianças dos 4 aos 9 anos. É bastante simples e permite trabalhar competencias.
ResponderEliminarSe tivesse no teu caso, possivelmente faria a todas as crianças e mais tarde faria um artigo... Sendo que aqui se calhar estou a fugir da tua area e a saltar para a minha :p
Fiz um trabalho, na altura para a faculdade sobre o desenvolvimento da lnguagem a uma criança durante dois anos. Tenho até filmado..
ResponderEliminarMas no meu caso, as minhas crianças, no momentos têm 1 ano.. a maioria ainda nao fala :)
Beijo
Há várias aprendizagens: a nivel motor, de coordenação, de aquisião de marcha, motricidade fina, etc, e a nível cognitivo, pode ser de linguagem e isto a nível de creche. A nível pré-escolar, a partir dos 3 anos existem outras aprendizagens que os pais e educadores acabam por identificar: Disfasias, dislexias, discalculias, noções espaço-temporais, sensitivas,etc..
ResponderEliminarNão é tarde para iniciar uma intervenção psicologica ou psicopedagogica, no entanto, o diagnóstico é mais dificil de ser feito quando a criança ainda está a adquirir competências.
Beijos